Notícias

Workshop “Certificações internacionais e nacionais de Hidrogênio baseadas no teor de carbono”

O hidrogênio como um portador de energia para diferentes usos está se tornando uma alternativa muito interessante na América Latina e em todo o mundo como um potencial para aumentar a segurança energética e contribuir para uma transição energética sustentável e o potencial de descarbonização. Para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio com baixo teor de carbono no Brasil, a certificação desempenha um papel fundamental, pois possibilita fornecer provas para a produção de hidrogênio sustentavelmente favorável. Isto deve ser a base para abordagens de certificação existentes, nacional e internacionalmente aceitas, para facilitar o uso local e a exportação para países consumidores de hidrogênio, e para que o Brasil possa otimizar suas oportunidades de mercado.

Objetivo

O objetivo do workshop é trocar informações sobre o status quo das atuais abordagens nacionais e internacionais de certificação de hidrogênio de baixo carbono e debater com os membros das Forças-Tarefas sobre a perspectiva do setor privado brasileiro sobre a viabilidade dos critérios de certificação em questão.

Com base na experiência internacional, serão discutidos os atuais requisitos dos (potenciais) países importadores e do mercado local para sistemas de certificação de hidrogênio.

Os temas estão alinhados com as diretrizes propostas para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2)

O workshop acontecerá no formato online, no dia 3 de maio, das 9:00 às 10:45.

Evento: Workshop “Certificações Internacionais e Nacionais de Hidrogênio com base no teor de carbono”

Dia: 3 de maio 2022

Horário: 9:00 – 10:45

Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2wJzrub4Z0E

Agenda:

9h00Introdução -Ansgar Pinkowski – Gerente Inovação, Energia e Sustentabilidade – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio)
9h05Boas-vindas – Samira de Souza Carmo – Coordenadora-Geral de Eficiência Energética – Ministério de Minas e Energia (MME)
9h15Certificação de hidrogênio: uma perspective global – Katharina Sailer – Senior Expert, Renewable energies – Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena) – German Energy Agency
9h45Percepções da discussão da UE sobre certificação H2 – Nuria Hartmann – Manager Business and Strategy Consulting – Hinicio
10h15Panorama geral da certificação de hidrogênio no Brasil – Ricardo Gedra – Gerente de Análise e Informações ao Mercado – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)
10h45Encerramento – Ansgar Pinkowski – Gerente Inovação, Energia e Sustentabilidade – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ)

Esta iniciativa faz parte do Projeto Parceria Energética Brasil-Alemanha, coordenado pelo Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK), em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O workshop conta com a cooperação do Projeto H2Brasil; comissionado pelo Ministério Federal alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).  Ambos projetos são implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.  O evento está sendo organizado em parceria com a consultoria NIRAS, e conta com o apoio da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde e execução através das Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e de São Paulo (AHK RIO e AHK São Paulo).  

Mais informações: Ana Carolina Richard (gth2@ahk.com.br)

Ver mais notícias

blog
Workshop “Certificações internacionais e nacionais de Hidrogênio baseadas no teor de carbono”

O objetivo do workshop foi a troca de informações sobre o status quo das atuais abordagens nacionais e internacionais de certificação de hidrogênio de baixo carbono e debater a perspectiva do setor privado brasileiro sobre a viabilidade dos critérios de certificação em questão, com temas alinhados com as diretrizes propostas para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).

blog
Primeira usina de hidrogênio verde no Brasil entra em operação até fim de 2022

As placas solares que vão gerar energia renovável para o módulo eletrolisador estão sendo posicionadas no Porto de Pecém, Ceará, que vai abrigar a planta.

fonte: AHK RIO

clipping
Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde lança Programa de Inovação

Iniciativa vai selecionar entusiastas, startups e instituições sem fins lucrativos que apresentarem as melhores ideias para acelerar o mercado de H2V e seus derivados

fonte: Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde

ver todas as notícias