H2Uppp

O H2Uppp tem por objetivo identificar, preparar e acompanhar a implementação de projetos para a produção e uso de aplicações de hidrogênio verde e derivados, bem como aumentar a conscientização e transferir conhecimentos para o desenvolvimento de projetos. Assim, em conjunto com os países parceiros, é possível identificar processos de produção e utilização economicamente eficientes e possíveis oportunidades de projetos ao longo da cadeia de valor e desenvolver modelos de negócios.

Para isso, o H2Uppp trabalha por meio de implementação de parcerias público privadas, comunicação e promoção de eventos em negócios, análise de demandas do setor privado, análises financeiras e apoio ao financiamento a projetos do setor privado.

Digitalização de Processos de Certificação de Hidrogênio Verde – Certificado verde para a Cadeia de Valor do Hidrogênio

Revisão da apresentação dos resultados e leitura adicional

O Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp) do Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) promove projetos e desenvolvimento de mercado para hidrogênio verde em países em desenvolvimento e emergentes selecionados como parte da Estratégia Nacional de Hidrogênio. Um dos países parceiros da H2Uppp é o Brasil, pois o Brasil está idealmente posicionado para se tornar um player global na produção e exportação de hidrogênio verde, devido à sua matriz elétrica 90% verde, suas condições climáticas para energia solar e eólica, energia hidrelétrica bem desenvolvida e o fato de que os custos de produção de eletricidade renovável do Brasil estão entre os mais baixos em uma comparação global.

Um elemento essencial para o sucesso da economia do hidrogênio é a questão da certificação. Os certificados podem ser usados para provar o quão verde e sustentável o produto de hidrogênio ou PtX realmente é, e qual a intensidade de CO2e que ele tem. Isso dá às empresas ao longo da cadeia de valor do hidrogênio a segurança necessária para o comércio nacional e internacional.

No entanto, os processos e procedimentos de certificação existentes, por exemplo, para a certificação de energias renováveis ou de biocombustíveis, continuam a basear-se em leituras e verificações parcialmente analógicas e manuais, sendo estas que consomem muitos custos, são menos transparentes, nem sempre rastreáveis e vulneráveis a fraudes, por exemplo, através de dupla contagem. Se as empresas que produzem hidrogênio verde querem obter sua certificação de hidrogênio verde ou produto PtX, elas precisam fornecer muitas informações e dados.

Uma solução para superar essas fragilidades processuais e diminuir o nível de complexidade no fornecimento de dados e informações pode ser a digitalização dos processos de certificação de Hidrogênio Verde. E é por isso que a GIZ e a SAP uniram forças na H2Uppp: explorar as possibilidades de digitalização dos processos de certificação de hidrogênio verde na Europa e no Brasil e em outros países parceiros.

SAP e GIZ realizaram 7 meses de pesquisas, workshops, entrevistas com especialistas e análises, obtendo resultados importantes sobre as possibilidades de digitalização dos processos de certificação de hidrogênio verde. Em nome da GIZ, a consultoria Fichtner apoiou esse processo.

Em 12 de dezembro de 2023, a AHK Rio convidou para um webinar global para apresentar os resultados da primeira fase do projeto de cooperação entre a GIZ e a SAP. O webinar foi aberto pelo Sr. Dr. Christian Storost, Chefe da Divisão de Instrumentos de Financiamento e Iniciativas de Hidrogênio da BMWK, apresentando aos participantes a perspectiva alemã sobre a economia do hidrogênio verde.

A profissional independente Marina Paradela deu um contributo técnico sobre a perspectiva europeia e o quadro regulamentar europeu, incluindo a Diretiva de Energias Renováveis II. Em seguida, a Sra. Vanessa Grunwald, da CCEE, deu uma contribuição técnica sobre as atividades e planos brasileiros em relação à certificação de hidrogênio verde. O Sr. Dr. Markus Francke, Diretor do Projeto H2Uppp no Brasil, fez uma introdução e uma visão geral sobre o histórico do projeto de Cooperação Público-Privada entre a GIZ e a SAP.

Com essas três perspectivas dadas e o quadro definido, o trabalho de Fichtner, SAP e GIZ foi apresentado: a Sra. Vanessa Tietze e Marina Tsoumpa da Fichtner apresentaram os resultados e as principais descobertas da análise aprofundada dos três sistemas de certificação da CertifHy, ISCC e TUV Rheinland e o Sr. Leon Bachmann da SAP apresentou as principais descobertas sobre os requisitos gerais de arquitetura de software. Ele também apresentou, uma das possíveis soluções digitais para facilitar os processos de certificação de hidrogênio verde, no caso o software SAP “Green Token”.

A participação de mais de 200 pessoas de mais de 150 instituições e empresas diferentes de todo o mundo mostrou mais uma vez a importância da certificação do tema para o setor de hidrogênio.

Mais informações:

Os relatórios serão publicados em fevereiro de 2024 neste link.

Uma gravação do webinar está disponível aqui.

Mais informações sobre o H2Uppp estão disponíveis aqui.

Informações sobre o projeto de cooperação PPP estão disponíveis como factsheet e vídeo curto.

Parceiros

Fale Conosco

Tire dúvidas ou envie sugestões sobre o H2Brasil e seus assuntos.