Sobre nós

O Portal de Hidrogênio Verde é um espaço de informação sobre essa energia nova, limpa, renovável e que vai mexer com o futuro energético do Brasil e do Mundo. Aqui também é local de reunião das principais partes interessadas, como governos, indústrias, universidades e organizações não governamentais para facilitar o desenvolvimento de projetos de alto alcance em hidrogênio verde e tecnologias PtX, bem como promover a expansão do mercado no Brasil e na Alemanha. 

O Portal existe para estimular o intercâmbio entre oportunidades e soluções para os desafios de cooperação estratégica na área das tecnologias do hidrogênio verde. O objetivo é fomentar o networking, identificando novos negócios, estabelecendo cooperações e criando um entendimento conjunto dos requisitos e demandas, em diferentes países, para posicionar o Brasil como um parceiro estratégico para a importação de hidrogênio verde.

Cooperação entre Brasil e Alemanha

O conteúdo exposto neste portal é resultado das ações de cooperação entre a Aliança Brasil Alemanha para o Hidrogênio Verde e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ).

A Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde

A Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde foi criada em agosto de 2020 pelas Câmaras Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e de São Paulo para promoção de parcerias e oportunidades de negócios entre empresas e instituições brasileiras e alemãs. Desde então, promove diferentes ações para impulsionar o desenvolvimento do hidrogênio verde e tecnologias PtX no Brasil, tais como estudos setoriais, eventos, workshops, hackathons e o próprio Portal! 

O nosso principal parceiro e viabilizador do projeto é a Parceria Brasil-Alemanha – Tecnologias de Armazenamento Energético da GIZ, por mandato do Ministério de Desenvolvimento e Cooperação Econômica da Alemanha em estreita parceria com o Ministério de Minas e Energia.  O projeto visa apoiar o governo brasileiro na implementação de tecnologias de armazenamento de energia em larga escala, prestando consultoria a tomadores de decisão, reguladores, concessionárias de energia e operadores de rede elétrica em relação à avaliação das possibilidades técnicas de uso e opções de armazenamento de energia e à definição das estruturas necessárias e adequadas. Neste momento, o novo projeto H2 Brasil se encontra em fase de planejamento. Havendo aprovação pelos Ministérios alemão e brasileiro, haverá integração do projeto H2 Brasil ao projeto de armazenamento de energia existente, resultando em um foco ainda mais amplo nas atividades de hidrogênio.

Também como apoiadores do Portal estão a Parceria Energética Brasil-Alemanha (Energiepartnerschaft), fundada em 2008 entre o Ministério Alemão de Economia e Energia (BMWi), por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Ministério Brasileiro de Minas e Energia (MME) e o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), que desenvolve pesquisas e análises econômicas sobre o Setor de Energia Elétrica no Brasil sob a coordenação do professor Nivalde de Castro.

Com a experiência das entidades em assuntos relacionados à energia e à transição energética e sua ampla rede de contatos, a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde acredita que contribuirá amplamente para o desenvolvimento do potencial brasileiro para o hidrogênio verde e tecnologias PtX. 

As Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha integram uma rede mundial de câmaras alemãs, formada por mais de 140 escritórios, em mais de 92 países. Desde 1916, são promovidos negócios entre o Brasil e a Alemanha, seja por transferência de tecnologias, incremento de exportação e importação, bem como investimentos em educação profissional. Ao procurar parceiros comerciais no mercado alemão, conhecer novas tecnologias e produtos, visitar feiras e eventos, conte com a experiência e competência dessas entidades.

img_plataforma_h2

H2LAC

A H2LAC é a plataforma da rede da América Latina e o Caribe para o Hidrogênio Verde. Nela você encontrará informações, estudos e webinars. Fique por dentro das ações de todos os parceiros que caminham para sociedades descarbonizadas.

visite o site