Copel investe em planta-piloto para produção combinada de hidrogênio e fertilizantes

0 minutos de leitura

Investimento passará de R$ 3 milhões. Ao longo dos próximos dois anos, o foco do trabalho será desenvolver tecnologia que promova a sustentabilidade do mercado do hidrogênio no Paraná.

A Copel GT vai investir mais de R$ 3 milhões na construção de uma planta-piloto para a produção de hidrogênio de baixo carbono oriundo de biomassa – resíduos orgânicos, dejetos, bagaço de cana, entre outros. O hidrogênio servirá como insumo para fabricar amônia e ureia usados em fertilizantes.

O projeto conta com recursos do Programa de P&D Aneel e parceria da Associação dos Pesquisadores da Região Norte do Brasil (Apreno). Ao longo dos próximos dois anos, o foco do trabalho será desenvolver tecnologia que promova a sustentabilidade do mercado do hidrogênio no Paraná. O lugar ideal para instalação da planta combinada para produção de hidrogênio, amônia e ureia está em estudo.

“Este é um modelo de negócios interessante, pois poderá aproximar diferentes ciclos: o aproveitamento da biomassa gerada em uma propriedade para produzir hidrogênio e a aplicação deste na fabricação de fertilizantes que servem como insumo ao agronegócio, tudo acontecendo na mesma localidade”, destaca o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Copel GT, Leandro Foltran.

A estratégia de viabilizar a produção descentralizada de fertilizantes nitrogenados vai ao encontro da necessidade de reduzir a dependência brasileira de insumos importados apontada por especialistas. De acordo com o Plano Nacional de Fertilizantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2022, cerca de 85% dos fertilizantes consumidos no Brasil foram de origem estrangeira.

O gerente desse projeto de pesquisa na Copel, Fabio Sevscuec, destaca mais um diferencial dessa iniciativa. “Nosso objetivo é desenvolver equipamentos compactos e modulares que possam ser usados em pequenas e médias propriedades, permitindo essa produção distribuída do hidrogênio, amônia e ureia”, diz.

Fonte: Agência Nacional de Noticias do Paraná

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: