Condições Estruturantes
Essa frente de atuação do H2Brasil trabalha para aprimorar as condições estruturantes e o marco regulatório para apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde no Brasil. Trabalhamos para oferecer uma sólida base de informações, dados e estatísticas para auxiliar os tomadores de decisão brasileiros.
Atividades dessa frente de trabalho
- Desenvolvimento de diferentes estudos na área de hidrogênio verde e produtos derivados para o Brasil: potencial de H2V, cenários, expansão de redes, regulação e estratégias, benchmarks, certificação, guia de financiamento, estudos técnico-econômicos e socioambiental. Um deles sobre o potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento da cadeia de valor do H2V no estado do Ceará.
- Organização de Workshops, seminários e rodadas de discussão com os parceiros e atores relevantes.
- Visitas técnicas planejadas para Chile e Alemanha em 2023.
Compartilhe
5º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio
3º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio
2º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio
1º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio
Notícias relacionadas
Notícia
H2Brasil realiza workshop sobre hidrogênio verde em parceria com a UNIFEI
O projeto H2Brasil acaba de realizar, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), um workshop sobre hidrogênio verde. O evento…
- 14/08/23
Blog
Certificado de hidrogênio de baixo carbono é lançado no Brasil
Eco friendly clean hydrogen energy concept. 3d rendering of hydrogen icon on fresh spring meadow with blue sky in background.
- 21/12/22
Notícia
Hidrogênio avança e players aguardam regulação no Brasil
Empresas internacionais iniciam estudos de viabilidade no Ceará e outras regiões enquanto governo prepara mapa regulatório e tecnológico para…
- 02/07/21
Estudos
Ver todosCadeia de valor Hidrogênio Verde no Brasil
Este estudo trata-se da primeira etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Nesta parte do estudo, foi realizada a identificação e descrição das principais etapas da cadeia de valor do Hidrogênio Verde: produção, transporte e uso final.
Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
- 17/05/2023
Caracterização e potencial de produção dos principais componentes da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde
Este estudo trata-se da segunda etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Avalia o potencial de produção dos principais componentes necessários para a produção de Hidrogênio Verde pela indústria brasileira.
Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
- 17/05/2023
Desafios e oportunidades de fornecimento para as Pequenas Médias Empresas (PME) cearenses na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde
Este estudo trata-se da terceira etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Apresenta recomendações de ações para desenvolver oportunidades locais na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde.
Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
- 17/05/2023
Conheça as principais Políticas Públicas em andamento no Brasil
Programa Nacional de Hidrogênio – PNH2
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou o Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), bem como seu Conselho Gestor (Coges-PNH2), para organizar a orientação estratégica para as ações voltadas para o desenvolvimento da economia do hidrogênio no Brasil, permitindo a harmonia com as fontes de matriz energética brasileira.
Além disso, foram criadas cinco câmaras temáticas para tratar dos seguintes assuntos:
- Fortalecimento das Bases Científico-Tecnológicas – sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
- Capacitação de Recursos Humanos – sob a coordenação do Ministério da Educação.
- Planejamento Energético – sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia.
- Arcabouço Legal e Regulatório-Normativo – sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia.
- Abertura e Crescimento do Mercado e Competitividade – sob a coordenação do Ministério da Economia. As câmaras temáticas são responsáveis pela formulação do Plano Trienal que será aprovado em dezembro pelo Coges-PNH2.
