União Europeia confirma apoio a usina de hidrogênio verde no Piauí

0 minutos de leitura

A construção faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros e deve começar a operar no final de 2026

A presidente da UE (União Europeia), Ursula von der Leyen, confirmou, nesta 2ª feira (20.nov.2023), o apoio do bloco europeu para a construção de uma usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no final de 2024. O início das operações será depois de 2 anos. O anúncio foi feito durante participação por videoconferência na Semana Europeia do Hidrogênio, com presença do governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), um dos palestrantes. Realizado em Bruxelas, capital da Bélgica, o evento é considerado o mais importante do mundo relacionado ao hidrogênio verde. 

A presidente da UE destacou a possibilidade de criação de empregos com a instalação da usina e a capacidade de produção energética do empreendimento.  “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia”, afirmou.  Segundo o governo do Piauí, a usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croá

CRITICAS AO GOVERNADOR

A Semana Europeia do Hidrogênio foi a 14ª viagem internacional de Rafael Fonteles. A constante presença em compromissos fora do país tem rendido ao governador o apelido de “turista” nas redes sociais.  Ele aparece, com constância, nas redes citando os países em que está. Na maioria das vezes, acompanhado pela primeira-dama Isabel Fonteles.

Fonte: PODER 360

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: