Tecnologia vencedora do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde (iH2Brasil) ganha mercado internacional

0 minutos de leitura

Convite para se tornar incubada no Parque Tecnológico Itaipu e para fechar novos contratos, incluindo internacionais. Essas foram algumas das conquistas alcançadas por empreendedores após serem selecionados na categoria Entusiastas no Programa de Inovação iH2Brasil por iniciativa da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ e das Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro. Realizado em três ciclos, entre 2022 e 2023, o programa teve foco na formação de empreendedores com soluções inovadoras relacionadas à cadeia do Hidrogênio Verde!

José Luís de Moraes, Fundador da Torna Economia Circular, conquistou o primeiro lugar no primeiro ciclo do programa. A tecnologia desenvolvida por sua empresa introduz substratos, água reutilizável ou descartável, e incorpora esses materiais de volta ao ciclo de produção. Além disso, gera hidrogênio verde sem custos adicionais. Moraes explica que o reconhecimento conquistado trouxe visibilidade substancial para sua empresa, possibilitando o fechamento de um contrato com a EMBRAPII-CE para desenvolver a integração de inteligência artificial ao hardware da empresa. Além disso, o Grupo Diproinduca, sediado no Canadá, convidou a Torna para testar sua solução em cinco diferentes efluentes e aplicá-la a clientes da mineração e de outras indústrias em diversos países.

– Nossa solução transforma o tratamento de resíduos sólidos e efluentes em ativos econômicos. Somos gratos pela visibilidade proporcionada pelo iH2Brasil, e estamos avançando – diz José Luís.

No segundo ciclo, a atenção se voltou para a H2Todos, uma empresa de tecnologia educacional (edtech) que fornece conhecimento técnico e profissional por meio de treinamentos, cursos, palestras e seminários em diferentes instituições. O conteúdo gira em torno do crescimento do mercado de hidrogênio e energia renovável, juntamente com as cadeias de valor associadas.

– A aceleração contribuiu muito para estruturar a nossa ideia inicial e o amadurecimento da empresa. Hoje, conseguimos comunicar de maneira clara quais são nossos serviços, consolidando nossa marca na área de educação e capacitação, inclusive com ações de marketing do hidrogênio – diz Icoana Laís, engenheira de energia e fundadora da H2Todos.

Cálculo da emissão de CO2

No terceiro ciclo, a Igreen se destacou como o projeto vencedor. Trata-se de uma extensão de navegador que mensura e fomenta a conscientização sobre o impacto individual das ações e atitudes de cada pessoa na produção de CO2. A solução proposta calcula a emissão de CO2 associada às atividades humanas realizadas por meio de dispositivos eletrônicos, visando conscientizar e possibilitar contribuições financeiras voluntárias para mitigar e compensar os efeitos da produção de CO2.

Barbara Calmon, analista de Projetos e Design de Produto da Igreen, compartilha que o projeto proporcionou um aprendizado significativo sobre o desenvolvimento de uma startup voltada para a área de carbono zero e transição energética. O processo envolveu extensa pesquisa na área para o desenvolvimento de ferramentas que pudessem auxiliar no monitoramento desses créditos. As dificuldades enfrentadas ao longo desse percurso foram superadas por meio de orientação e cursos, como programas de aceleração e incubação.

Após ser selecionado pelo iH2Brasil, o projeto passou por programas como a incubação no Parque Tecnológico de Itaipu e o programa de aceleração IdeiaZ da Anprotec. Além disso, foi escolhido para participar do programa EnergINN, em colaboração com a MIT ReapRio, e atualmente está na segunda fase de seleção para a aceleração no programa Sai Do Papel.

 – Obtivemos conhecimento valioso por meio das plataformas e orientações, o que foi fundamental na construção desta ferramenta. As consultorias oferecidas pelo projeto contribuíram para esse progresso, auxiliando na busca pelo conhecimento necessário para atravessar cada etapa do processo, que ainda estamos vivenciando e validando a cada dia, até alcançarmos o produto final – concluiu Barbara.

Ao longo dos dois anos percebemos o interesse do públicos no tem do hidrogênio verde, e ao final percebe-se o nível de maturidade das equipes de entusiastas, com visível valor agregado ao mercado de H2/PTX, profissionais qualificados e ideias arrojadas em inovação para o setor.- Bernd Mayer Coordenador do Componente de Inovação em Hidrogênio Verde do H2Brasil (GIZ Brasil).

“Além dos exemplos citados, centenas de outros projetos foram acelerados. O sucesso do projeto não está somente na formação de novas startups, mas muito mais na conscientização das pessoas sobre o tema hidrogênio verde oferecer muitas oportunidades de crescimento, inclusive profissional. Mais de 1000 pessoas passaram pelos 3 ciclos e hoje são defensores de uma transição energética com hidrogênio verde. Este é o verdadeiro sucesso do programa iH2Brasil”, afirma Ansgar Pinkowski Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro.

Programa iH2Brasil

O Programa iH2Brasil é parte integrante do Projeto H2 Brasil, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (GIZ Brasil) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

O Programa iH2Brasil é realizado através da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde – composta pelas Câmaras Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e São Paulo, por iniciativa do projeto H2Brasil e contou com três ciclos de aceleração para as categorias entusiastas e startups e também com a participação de instituições sem fins lucrativos para desenvolvimentos de soluções no âmbito da cadeia do Hidrogênio Verde.

Ao todo, serão acelerados projetos de 24 startups, 8 instituições sem fins lucrativos e 24 equipes de entusiastas até o final do programa, que acontecerá em dezembro deste ano. 

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: