Programa iH2 Brasil apresenta soluções contratadas para o desenvolvimento do hidrogênio verde no Brasil

0 minutos de leitura

Os projetos, selecionados a partir da categoria Instituições Sem Fins Lucrativos, foram apresentados ao público durante o iH2Talks – Edição Especial P&D.

Em dezembro de 2022, o Programa iH2Brasil tornou público o resultado do Edital de Seleção de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento na categoria Instituição Sem Fins Lucrativos, divulgando as propostas de projetos selecionadas. A edição, aberta em abril de 2022, foi um sucesso e superou as expectativas de toda equipe envolvida no projeto iH2Brasil.

Ao todo, das 19 propostas submetidas por todo o País, 8 foram selecionadas para serem executadas no ano de 2023, recebendo o subsídio financeiro de até EUR 1.200.000 (um milhão e duzentos mil euros) ) para o desenvolvimento das soluções. Os projetos abrangem a linha de pesquisa para o uso de hidrogênio no transporte pesado, produção de hidrogênio verde via reforma do biogás obtido de resíduos agropecuários, sistema híbrido de produção de hidrogênio verde utilizando células de dessalinização, nova rota para a conversão de resíduos plásticos em combustíveis, entre outros.

O público pôde conhecer detalhes de todos os projetos em edição especial do iH2 Talks, realizada no dia 28 de fevereiro, com participação de todos os envolvidos no programa.

Assista!

Para GIZ, esta entrega marca um novo momento para o hidrogênio verde no País e de acordo com Bernd dos Santos Mayer, coordenador do Componente Inovação Hidrogénio Verde do projeto H2Brasil “as pesquisas que estão sendo desenvolvidas demonstram a vocação do Brasil para ideias inovadoras que irão colaborar com a alavancagem do mercado de H2 verde, que está ocorrendo de forma dinâmica e complementar ao setor empresarial brasileiro e alemão”.

Conheça o Programa iH2 Brasil

Realizado pela Aliança Brasil-Alemanha pelo hidrogênio verde por iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo nome do parceiro político brasileiro com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, o iH2 Brasil é o Programa de Inovação em Hidrogênio Verde que busca fortalecer o ecossistema brasileiro de Hidrogênio Verde.

Executado pelo CIBiogás e Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), por meio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), parceira do programa, o iH2 Brasil possui duas frentes de atuação: uma voltada para incentivo da inovação aberta por entusiastas na cadeia do H2V, e outra para o financiamento de projetos de P&D junto à instituições sem fins lucrativos.

A expectativa é que os projetos de pesquisas desenvolvidos venham a contribuir na introdução e estabelecimento do hidrogênio verde no mercado, acelerando o movimento de transição energética ao ampliar a participação de fontes renováveis nas matrizes energéticas nacional e internacional.

Nesse sentido, Ansgar Pinkowiski, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, da AHK Rio, comenta que “Os projetos selecionados terão papel fundamental para o ecossistema de hidrogênio verde no Brasil. Acreditamos que 2023 será um ano de grandes avanços em pesquisa & desenvolvimento e inovação e, diante de tantos incentivos dos governos brasileiro e alemão, estamos felizes e com muitas expectativas em relação ao Programa.”  

Hidrogênio verde

Considerado um combustível do futuro, o hidrogênio é uma fonte de energia com grande potencial energético. O hidrogênio tem potencial para se tornar um dos principais combustíveis de substituição do petróleo por conta de sua grande capacidade energética até 3x maior que a gasolina convencional. Além disso, é visto como uma alternativa para países que possuem dependência de petróleo estrangeiro para produção de energia.

No Brasil, o hidrogênio já é produzido por meio da reforma a vapor do gás natural, opção essa que representa cerca de 95% de todo o hidrogênio produzido no mundo. Entretanto, quando obtido por meio desse processo, o hidrogênio não pode ser considerado um combustível limpo, já que faz a liberação de resíduos de carbono.

* O Programa de Inovação em Hidrogênio Verde – iH2 Brasil, é uma realização da Aliança Brasil-Alemanha para Hidrogênio Verde, formada pelas Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro, com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Ministério de Minas e Energia (MME).*

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: