Programa de aceleração de hidrogênio verde iH2Brasil abre terceiro ciclo de inscrições

0 minutos de leitura

Inscrições para startups e entusiastas começarão dia 20 de março e vão até 27 de abril;

Março de 2023 – O programa iH2Brasil anuncia a abertura das inscrições para a sua terceira edição. A iniciativa é voltada para estudantes, pesquisadores, entusiastas e startups com soluções inovadoras em energias renováveis com uso do hidrogênio verde. O prazo de inscrição das startups começa dia 20 de março e vai até o dia 27 de abril.

Realizado pela Aliança Brasil-Alemanha pelo Hidrogênio Verde por iniciativa do projeto H2Brasil da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, o iH2Brasil é o Programa de Inovação em Hidrogênio Verde que busca fortalecer o ecossistema brasileiro de hidrogênio verde.

A iniciativa possui alguns diferenciais em relação a outros programas de inovação: o primeiro está no seu perfil de participantes, que apoia empresas e pessoas em diferentes estágios de maturidade de negócio. O segundo está na temática em si, que é um tema muito falado, mas quase não se vê programas de inovação e aceleração exclusivos para o hidrogênio verde. Por fim, as instituições envolvidas também são um diferencial, pois trabalham exclusivamente para desenvolver o ecossistema de hidrogênio verde no Brasil.
 
Criado em 2021, ocorreram edições das categorias startups, entusiastas e pesquisa & desenvolvimento. O primeiro ciclo de aceleração teve oito startups selecionadas e o segundo também contou com o mesmo número. Em 2023, serão mais oito startups selecionadas para a terceira e última edição do programa, somando  até o fim 24 empresas beneficiadas.

“Nosso foco com o programa, principalmente em 2023, é disseminar o tema Hidrogênio Verde, para ajudar a educar ainda mais o público sobre o assunto e fomentar, cada vez mais, o mercado brasileiro sobre seus benefícios. Hoje, o que mais buscamos são soluções voltadas à logística de H2V,com abordagem em toda a cadeia de valor. , afirma Bernd dos Santos Mayer, Coordenador do Componente Inovação Hidrogênio Verde do projeto H2Brasil.

Os interessados pela inscrição na categoria Entusiastas precisarão passar por um Hackaton com 12 horas de duração, entre os dias 28 e 30 de março, para apresentar soluções que impactam a sociedade e o mercado de energia sustentável. Todos serão avaliados por uma banca de jurados.

A avaliação será feita por uma banca com especialistas do mercado e o resultado será informado em meados de junho. As inscrições e todo o edital do programa podem ser acessados no portal.

Sobre o iH2Brasil O iH2Brasil é um programa de inovação em hidrogênio verde realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde – composta pelas Câmaras Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e São Paulo, por iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. O objetivo do programa é fortalecer o ecossistema brasileiro de hidrogênio verde.

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: