Delegação de Key Opinion Leaders Brasileiros visita Alemanha para fomentar negócios em hidrogênio verde

0 minutos de leitura

Além de reuniões em Hamburgo o grupo participou de visitas técnicas em Wilhelmshaven e Husum.

Besuch brasilianische Delegation, Hamburg, 11.09.2023 www.patrick-lux.de Patrick Lux, Hamburg Germany, www.patrick-lux.de/agbPatrickLux

No cenário global da transição energética, o hidrogênio verde emergiu como uma peça fundamental para a redução das emissões de carbono e a construção de um futuro mais sustentável. Nesse contexto, na semana do dia 10 de setembro de 2023, uma delegação de Key Opinion Leaders Brasileiros, embarcou em uma missão para Alemanha. Promovida pelo projeto H2Brasil, integrante da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, a visita teve como objetivo fomentar negócios e parcerias em hidrogênio verde e fortalecer laços entre o Brasil e a Alemanha.

A organização contou com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), e reuniu representantes de várias instituições, incluindo a AHK Rio, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Eletrobras, Petrobras, SINAVAL e ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída e ApexBrasil.

O ponto de partida de reuniões estratégicas para o grupo foi em Hamburgo, polo de inovação e desenvolvimento em energias renováveis, onde tiveram a oportunidade de explorar projetos relacionados a hidrogênio verde.


A primeira reunião aconteceu com o  Georg Boettner, Head of Executive Board Projects e New Business Development da HHLA Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), que apresentou o projeto Hydrogen Logistics Applications & Distribution (H2LOAD). Foi um encontro muito proveitoso, encerrado com perspectivas de aproximação para cooperação entre a HHLA e as empresas presentes.
João Azeredo da SINAVAL e Roberto da Silva Brito da Petrobras destacaram que a apresentação do Porto de Hamburgo teve uma abordagem muito realista, concreta, com apresentação dos problemas e possibilidades de soluções com a aproximação entre o Brasil e Alemanha.

Em seguida, o grupo visitou o primeiro posto de produção e abastecimento de Hidrogênio Verde da Europa, que está em operação desde 2003. Esse local emblemático demonstra o compromisso da Alemanha com o avanço da tecnologia de H2V.

Além das reuniões estratégicas, a delegação teve a oportunidade de participar de diversas apresentações e briefings que abordaram o desenvolvimento da economia de H2V em Hamburgo e no norte da Alemanha. A Agência de Energia Renovável do Cluster de Hamburgo (Renewable Energy Hamburg- EEHH) desempenhou um papel fundamental ao fornecer insights sobre a trajetória de sucesso da região, seguida pela HY-5s, iniciativa que une estados do norte da Alemanha, formando uma aliança em prol do Hidrogênio Verde.
Monica Saraiva Panik, que acompanhou a delegação, apresentou o projeto H2Brasil e o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio.
 O primeiro dia da delegação foi finalizado com interessantíssimas apresentações do Hamburg Invest e do projeto da AquaVentus sobre oportunidades de aplicação de best-cases no Brasil, por Robert Seehawer, Managing Director – AquaVentus Förderverein e.V., além de um Round Table com a EEHH, HY-5s e o Lateinamerika Verein (LAV) sobre a estrutura e potenciais de cooperação intergovernamental, com debates sobre a organização e estrutura público-privada alemã para Hubs e Clusters de H2 e perspectivas de integração com clusters e consumidores na Alemanha.

Besuch brasilianische Delegation, Hamburg, 11.09.2023 www.patrick-lux.de Patrick Lux, Hamburg Germany, www.patrick-lux.de/agbPatrickLux

No segundo dia de atividades, a delegação brasileira teve a oportunidade de visitar o maior porto energético da Alemanha, o Porto de Wilhelmshaven. Esta visita foi histórica, marcando a primeira vez que uma delegação brasileira visitou o porto. Durante a visita, foram apresentadas as transformações, histórias e perspectivas futuras do porto como um Energy Hub.
Após a visita técnica ao porto, os KOL saíram em direção a Reunião com a empresa Tree Energy Solutions (TES), onde o Sven Partzsch, General Manager – TES apresentou o ENERGY HUB e Projetos de H2V da TES.  A última reunião do dia contou com Alexander Malchus, Senior Manager Business Development – EWE AG, que também apresentou seu energy Hub e projetos.  
Saul Mendonça da Eletrobrás considerou as reuniões do segundo dia como destaques da semana.

Besuch brasilianische Delegation, Hamburg, 11.09.2023 www.patrick-lux.de Patrick Lux, Hamburg Germany, www.patrick-lux.de/agbPatrickLux

A visita à Feira Husum Wind, um dos principais eventos da indústria de energia renovável, que ocorreu nos dias seguintes, também se mostrou um momento crucial para a delegação. Com um foco especial no hidrogênio verde em 2023, a feira reuniu 600 expositores para discutir inovações em energia eólica, tecnologias de armazenamento e, é claro, hidrogênio verde.

Durante a visita à feira, os membros da delegação tiveram a oportunidade de realizar reuniões com especialistas alemães em H2V e PtX, com o objetivo de adquirir conhecimento que poderá ser disseminado no Brasil. Werner Diwald, da German Hydrogen and Fuel Cell Association (DWV), compartilhou perspectivas sobre a colaboração no campo do hidrogênio verde, destacando a importância de estreitar laços entre as duas nações. Jose Luis Blanco, CEO da Nordex Group, uma das maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas on- e offshore também se reuniu com os membros da delegação. Além de reuniões B2B com os expositores da feira de interesse de cada participante, os membros da delegação tambpem foram recebidos para reuniões com da Siemens GamesaENERCON e da Agência de Energia Renovável do Cluster de Hamburg (Renewable Energy Hamburg). 

No primeiro dia de feira, foi realizada uma visita técnica guiada, saindo da feira, para a eFarming GmbH & Co. KG- eFarm. O deslocamento até o projeto ocorreu em um ônibus movido a hidrogênio. Lá, foram apresentados os caminhões para armazenamento e transporte e observar o abastecimento do veículo, ilustrando as oportunidades práticas que podem surgir dessa cooperação entre o Brasil e Alemanha.

Victor Hugo da Eletrobrás, destaca a reunião com a NORDEX e visita ao projeto eFarm como pontos altos da visita, considerando a importância dos pontos apresentados para um melhor conhecimento do mercado Alemão.

Os cinco dias intensos de aprendizado e colaboração foram encerrados com uma reunião de feedback e pontos de destaque, além da apresentação do Projeto H2Uppp, feita por João Fávaro, da GIZ.

Carlos Evangelista da ABGD e Guarani de Moraes da ApexBrasil destacaram a importância do intercâmbio de informações, aprendizados de best practicies e a aproximação e trabalho em cooperação entre os players brasileiros com a Alemanha.

A missão da delegação brasileira à Alemanha foi um passo importante na construção de parcerias estratégicas em hidrogênio verde. Com resultados como a aproximação entre empresas-chave como Eletrobrás e Petrobras e o fortalecimento dos laços entre o Brasil e a Alemanha, a missão foi um sucesso e  não apenas impulsionando a conscientização sobre o hidrogênio verde e a tecnologia alemã, mas também pavimentando o caminho para parcerias promissoras entre empresas brasileiras e alemãs no setor de energia sustentável. A iniciativa do Projeto H2Brasil, em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, continua a apoiar a transição energética e o crescimento do mercado de hidrogênio verde, promovendo um futuro mais limpo e sustentável para ambos os países e para o mundo.

O H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ Brasil e pelo Ministério de Minas e Energia e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha – Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ). O H2Brasil apoia o Portal do H2V realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, formada pelas Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro.

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: