AHK Rio promove evento no Ceará sobre os Benefícios Econômicos do Hidrogênio Verde

0 minutos de leitura

O evento reuniu especialistas do poder público, mercado privado e universidade. 

Na última terça-feira, dia 22 de agosto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK RIO), em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), no âmbito do projeto H2Uppp, promoveu em Fortaleza, Ceará, o evento “Conexão Brasil-Alemanha: Financiamento em Hidrogênio Verde”, com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).  

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, que destacou a importância do Hidrogênio Verde para o Brasil, com foco para o Estado do Ceará, Ansgar Pinkowski, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da AHK Rio, e Isabela Santos, da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).  

O primeiro painel ofereceu uma visão geral do cenário do Hidrogênio Verde no Ceará, com falas do Jurandir Picanço, membro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), juntamente com o Paulo André Holanda, do SENAI.  

Em sequência, foi apresentado um panorama de financiamento de H2V no Brasil por meio de iniciativas nacionais. Sob a moderação de Eduardo Tobias, da Watt Capital, palestraram Jorge Barbosa Soares, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste (BNB), e Guilherme Arantes, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no segundo painel do evento.  

Apresentando o ponto de vista dos financiamentos de H2V no Brasil por iniciativas alemãs, o terceiro painel contou com Ansgar Pinkowski da AHK Rio, Luciano Schweizer da KFW Development Bank e Isabela Santos da GIZ, que abordaram as oportunidades e intenções de desenvolvimento cooperativo enre os dois países.  

Ao final das enriquecedoras apresentações, Roseane Medeiros, Secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, encerrou o evento com uma fala de agradecimento, representando a FIEC, junto com o Diretor Executivo da AHK Rio, Hanno Erwes e Isabela Santos, H2Uppp – GIZ.  

Agradecemos aos palestrantes pelas brilhantes explanações, aos 257 inscritos e aos aproximadamente 100 participantes presentes no evento.  

Juntos por um futuro mais descarbonizado!  

Confira abaixo as apresentações:

 Contexto do Hidrogênio Verde no Ceará :
Jurandir Picanço- Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
Paulo André Holanda – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) 

Financiamento de H2V no Brasil por iniciativas brasileiras:
Jorge Barbosa Soares – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) 
José Aldemir Freire – Banco do Nordeste (BNB)  
Guilherme Arantes – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 
Eduardo Tobias – Watt Capital  

Financiamento de H2V no Brasil por iniciativas alemães :
Luciano Schweizer – KfW Development Bank  
Isabela Santos – GIZ – H2Uppp 

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião:

Recomendamos para você

Notícia

As mudanças climáticas nas áreas urbanas e o hidrogênio verde

O conceito de cidades sustentáveis tem se tornado cada vez mais importante, em função, principalmente, dos desafios relacionados às mudanças climáticas. Essas mudanças estão em grande parte atreladas aos efeitos colaterais da geração de energia por fontes não renováveis, que despeja grandes quantidades de CO2 na atmosfera.

  • 27/11/23

Notícia

Vale e Petrobras podem ancorar demanda por hidrogênio verde no Brasil

O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, destacou, nesta quarta, 22, que a empresa, maior consumidora individual de energia no Brasil, poderia garantir a demanda por hidrogênio verde nacional com a produção de aço verde e consumo de biocombustíveis na sua frota.

  • 23/11/23