AHK Rio promove evento no Ceará sobre os Benefícios Econômicos do Hidrogênio Verde

0 minutos de leitura

O evento reuniu especialistas do poder público, mercado privado e universidade. 

Na última terça-feira, dia 22 de agosto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK RIO), em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), no âmbito do projeto H2Uppp, promoveu em Fortaleza, Ceará, o evento “Conexão Brasil-Alemanha: Financiamento em Hidrogênio Verde”, com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).  

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, que destacou a importância do Hidrogênio Verde para o Brasil, com foco para o Estado do Ceará, Ansgar Pinkowski, Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da AHK Rio, e Isabela Santos, da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).  

O primeiro painel ofereceu uma visão geral do cenário do Hidrogênio Verde no Ceará, com falas do Jurandir Picanço, membro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), juntamente com o Paulo André Holanda, do SENAI.  

Em sequência, foi apresentado um panorama de financiamento de H2V no Brasil por meio de iniciativas nacionais. Sob a moderação de Eduardo Tobias, da Watt Capital, palestraram Jorge Barbosa Soares, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste (BNB), e Guilherme Arantes, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no segundo painel do evento.  

Apresentando o ponto de vista dos financiamentos de H2V no Brasil por iniciativas alemãs, o terceiro painel contou com Ansgar Pinkowski da AHK Rio, Luciano Schweizer da KFW Development Bank e Isabela Santos da GIZ, que abordaram as oportunidades e intenções de desenvolvimento cooperativo enre os dois países.  

Ao final das enriquecedoras apresentações, Roseane Medeiros, Secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, encerrou o evento com uma fala de agradecimento, representando a FIEC, junto com o Diretor Executivo da AHK Rio, Hanno Erwes e Isabela Santos, H2Uppp – GIZ.  

Agradecemos aos palestrantes pelas brilhantes explanações, aos 257 inscritos e aos aproximadamente 100 participantes presentes no evento.  

Juntos por um futuro mais descarbonizado!  

Confira abaixo as apresentações:

 Contexto do Hidrogênio Verde no Ceará :
Jurandir Picanço- Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
Paulo André Holanda – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) 

Financiamento de H2V no Brasil por iniciativas brasileiras:
Jorge Barbosa Soares – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) 
José Aldemir Freire – Banco do Nordeste (BNB)  
Guilherme Arantes – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 
Eduardo Tobias – Watt Capital  

Financiamento de H2V no Brasil por iniciativas alemães :
Luciano Schweizer – KfW Development Bank  
Isabela Santos – GIZ – H2Uppp 

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: