Structuring conditions

This H2Brasil front works to improve the structuring conditions and the regulatory framework to support the expansion of the green hydrogen market in Brazil. We work to offer a solid base of information, data and statistics to assist Brazilian decision makers.

Activities of this work front

  • Development of different studies in the subject of green hydrogen and derived products for Brazil: H2V potential, scenarios, network expansion, regulation and strategies, benchmarks, certification, financing guide, technical-economic and socio-environmental studies. One of them on the potential of the Brazilian industry for the development of the H2V value chain in the state of Ceará.
  • Organization of Workshops, seminars and discussion rounds with relevant partners and actors.
  • Technical visits planned for Chile and Germany in 2023.

1º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio

O Webinário tratou sobre o status quo das atuais abordagens nacionais e internacionais de certificação de hidrogênio de baixo carbono e debateu sobre a viabilidade dos critérios de certificação de hidrogênio.

2º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio

O Webinário propiciou a troca de conhecimentos sobre as atualizações dos Regulamentos Delegados (Artigos 27 e 28 de 10/02/23) das Diretivas de Energia Renovável (RED II) da União Europeia e seus efeitos nas abordagens de certificação de hidrogênio.

3º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio

O Webinário discutiu sobre como elaborar uma certificação que incorpore critérios de intensidade de emissão de CO2 das diversas rotas tecnológicas, de modo a não travar os já avançados esquemas de certificação de Hidrogênio Verde no Brasil e no Mundo.

Structuring conditions

O Brasil já conta com uma certificação de hidrogênio de baixo carbono. O lançamento foi promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em dezembro, por meio de cerimônia virtual.

Study

Study
Cadeia de valor Hidrogênio Verde no Brasil

Este estudo trata-se da primeira etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Nesta parte do estudo, foi realizada a identificação e descrição das principais etapas da cadeia de valor do Hidrogênio Verde: produção, transporte e uso final.

Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

  • 17/05/2023
Study
Caracterização e potencial de produção dos principais componentes da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde
Hidrogênio Verde National strategy for Brazil

Este estudo trata-se da segunda etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Avalia o potencial de produção dos principais componentes necessários para a produção de Hidrogênio Verde pela indústria brasileira.

Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

  • 17/05/2023
Study
Desafios e oportunidades de fornecimento para as Pequenas Médias Empresas (PME) cearenses na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde
Hidrogênio Verde National strategy for Brazil

Este estudo trata-se da terceira etapa da “Avaliação do potencial da indústria brasileira para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de Hidrogênio Verde com foco no Estado do Ceará”. Apresenta recomendações de ações para desenvolver oportunidades locais na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde.

Por COGNITIO por Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

  • 17/05/2023

Discover the main Public Policies in progress in Brazil

National Hydrogen Program (PNH2)

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou o Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), bem como seu Conselho Gestor (Coges-PNH2), para organizar a orientação estratégica para as ações voltadas para o desenvolvimento da economia do hidrogênio no Brasil, permitindo a harmonia com as fontes de matriz energética brasileira. ]

Além disso, foram criadas cinco câmaras temáticas para tratar dos seguintes assuntos:

  • Fortalecimento das Bases Científico-Tecnológicas – sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
  • Capacitação de Recursos Humanos – sob a coordenação do Ministério da Educação.
  • Planejamento Energético – sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia.
  • Arcabouço Legal e Regulatório-Normativo – sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia.
  • Abertura e Crescimento do Mercado e Competitividade – sob a coordenação do Ministério da Economia. As câmaras temáticas são responsáveis pela formulação do Plano Trienal que será aprovado em dezembro pelo Coges-PNH2.

See more

Partners

Contact us

Ask questions or send suggestions about H2Brasil and its subjects.