Workshop “Certificações internacionais e nacionais de Hidrogênio baseadas no teor de carbono”

0 minutos de leitura

Foi realizado no último dia 3 de maio, o Workshop “Certificações internacionais e nacionais de Hidrogênio baseadas no teor de carbono”. Tema muito recente, relevante, que engajou mais de 100 pessoas durante a transmissão das palestras pelo canal da AHK-Rio no Youtube.

O objetivo do workshop foi a troca de informações sobre o status quo das atuais abordagens nacionais e internacionais de certificação de hidrogênio de baixo carbono e debater a perspectiva do setor privado brasileiro sobre a viabilidade dos critérios de certificação em questão, com temas alinhados com as diretrizes propostas para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).

A abertura do evento ficou a cargo da Samira de Souza Carmo, Coordenadora-Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, que contextualizou o Hidrogênio como alternativa energética e sua importância na economia do Brasil. Além disso, falou do trabalho do Grupo de Trabalho em Hidrogênio Verde no âmbito da Parceria Energética Brasil-Alemanha.” A Alemanha, além de um país com grande potencial de demanda por hidrogênio verde nas próximas décadas, é também um parceiro de longa data no Brasil no que se refere ao desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética.”

A primeira palestra ficou a cargo da Katharina Sailer, Especialista Senior em energias Renováveis na Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena), que apresentou uma perspectiva global sobre a certificação de hidrogênio. Em seguida, foi a vez da Nuria Hartmann, Gerente de Consultoria de Negócios e Estratégia da Hinicio, abordar as percepções da discussão da UE sobre certificação de hidrogênio. Pelo lado brasileiro, Ricardo Gedra, Gerente de Análise e Informações ao Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, traçou um panorama geral da certificação de hidrogênio no país. 

Se você perdeu este evento ou quer rever este conteúdo, acesse o canal da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wJzrub4Z0E  

As apresentações deste evento estão disponíveis aqui, basta clicar nos nomes abaixo para acessar os documentos:

Katharina Sailer – “Certificação de hidrogênio: uma perspective global”

Nuria Hartmann – “Percepções da discussão da UE sobre certificação H2”

Ricardo Gedra – “Panorama geral da certificação de hidrogênio no Brasil”

Esta iniciativa faz parte do Projeto Parceria Energética Brasil-Alemanha, coordenado pelo Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK), em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O workshop contou com a cooperação do Projeto H2Brasil; comissionado pelo Ministério Federal alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).  Ambos projetos são implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.  O evento foi organizado em parceria com a consultoria NIRAS, e contou com o apoio da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde e execução através das Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e de São Paulo (AHK RIO e AHK São Paulo).   

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: