Coppe lançou projeto Hidrogênio Verde e debateu instrumentos financeiros e precificação de carbono na COP27

0 minutos de leitura

A Coppe/UFRJ, em parceria com Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ Brasil e o Projeto Decarboost, apoiado pela IKI na Argentina, Brasil e Peru, promoveram um evento no Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade brasileira na COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito, sobre instrumentos financeiros e precificação de carbono. Durante o evento, ocorrido nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, foi realizado o lançamento oficial do Projeto Hidrogênio Verde (Green Hydrogen): Produção de Hidrogênio Renovável, compressão, armazenamento e utilização em sistemas de energia e mobilidade.

O lançamento foi conduzido pela professora Andrea Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável da Coppe que, na ocasião, além de falar dos objetivos, mostrou um vídeo em que o diretor do Projeto H2Brasil da Agência Técnica de Cooperação da Alemanha (GIZ Brasil), Markus Francke, destaca o potencial do país para se tornar o maior produtor dessa ferramenta, que irá substituir os combustíveis fósseis, no mercado interno e externo. 

Além de lançar o projeto H2 Verde, o evento teve como objetivo promover uma discussão sobre instrumentos financeiros e precificação de carbono para impulsionar os mercados de compensação na América Latina. Para dar suporte ao debate, o professor Emílio La Rovere, coordenador do Centro de Estudo Integrado sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) da Coppe, apresentou o Projeto Decarboost, que tem como objetivo impulsionar a descarbonização na América Latina com foco em três países da região: Argentina, Brasil e Peru.

Os resultados obtidos até o momento pelo Decarboost, que conta com apoio da IKI, foram apresentados por Micaela Carlino, da argentina FTDT (Fundación Torcuato di Tella), por Blanca Rengifo, da peruana Libelula, e pelo próprio Emílio La Rovere. A previsão é que o projeto seja concluído em fevereiro de 2023, com uma gama de propostas de políticas e oportunidades de investimento para a descarbonização em seus respectivos países.

Com participação remota, Jorge Arbache, vice-presidente da CAF (Corporación Andina de Fomento), reiterou a importância da região em um momento que se busca a descentralização da produção para países próximos a centros de consumo e que oferecem energia limpa, segura, barata e abundante, além de outras virtudes para a atração de investimentos industriais.

Ao final do evento, os professores da Coppe ressaltaram o atual alavancamento das energias renováveis no país que contribuirão para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Fonte: COPPE UFRJ

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião: